A Juventude e os projectos de Responsabilidade Social

A juventude tem a capacidade de inovar a maneira de pensar e agir de toda uma sociedade, capazes de mudar o estilo de vida e moldar gerações futuras. São os jovens que costumam quebrar tabus e impor mudanças na forma como as outras gerações, mais velhas e mais novas, pensam e se comportam. Todas as sociedades precisam da força da juventude, o diálogo é muito importante porque é através do diálogo que se abre a oportunidade de escutar e tomar conhecimento do tesouro que existe escondido em cada um deles. 

Precisamos de dialogar mais com a juventude, só temos muito a ganhar.

Para começarmos a transformar uma sociedade não precisamos de grandes passos, na verdade existem inúmeros exemplos de projectos sociais que já estão a modificar a vida de várias pessoas neste exacto minuto, projectos que precisam de apoio, doações (tempo, dinheiro ou conhecimento) para que essas acções não parem de existir.

Para quem estiver cansado de tantas injustiças sociais ou apenas deseja começar a praticar o bem, saiba que existem muitas maneiras de ajudar e fazer com que os bons projectos sociais continuem a transformar várias realidades.

Foi assim que dia 14 de Novembro, um grupo de 5 jovens apresentou 5 projectos que já tem impactado pela positiva, a vida de muita gente. Os 5 jovens estão a concorrer para uma vaga à competição mundial na Coreia em Fevereiro de 2021. Se a pandemia permitir, será uma competição presencial, mas se não permitir, será feita online. Mas antes de chegarmos ao mundial da Coreia, os nossos jovens competiram internamente para uma vaga ao campeonato africano. Dos 5 concorrentes, dois projectos foram escolhidos para o Prémio dos Jovens Heróis (Youth Heroes´Award 2020) e 1 projecto foi escolhido pela sua qualidade, pela apresentação impactante, carisma, energia e paixão demonstrada, que foi o prémio S!inergy.

S!nergy é um evento iniciado no Japão, pela Associação Internacional de Jovens e Estudantes Para a Paz (IAYSP) e espalhou-se para outros países nos quais a IAYSP está a trabalhar. É uma plataforma para os alunos/jovens compartilharem os seus projectos e ideias num ambiente profissional. Um grupo de juízes formado por líderes distintos da comunidade vota junto com o público a melhor ideia/projecto e apresentação.

Este ano a YSP (Jovens e Estudantes para Paz) – Angola apresentou 5 jovens talentosos, com projectos muito valiosos, que teve um grande apoio do público que esteve presente online para votar, para estes jovens representarem Angola no continente africano e quem sabe no mundial da Coreia em Fevereiro de 2021, onde O vencedor receberá uma doação para ajudar a promover a sua ideia ou o seu projecto.

Alda Manuel – Projecto Tchossi Academic
Erica Tavares – Projecto Permacultura
Katia Gabriel – Projecto Reciclar
Yonara de Freitas – Projecto Minha Água Minha Vida
Edmilson Ângelo – Projecto Lavatórios Kids
Os projectos tinham como principal finalidade contribuir para a paz e ao mesmo tempo atender um dos 17 objectivos do Desenvolvimento Sustentável, da Agenda 2030 das Nações Unidas.

Passaram para a fase seguinte como Jovens HeróisErica Tavares – com o projecto Permacultura

Yonara de Freitas com o projecto Minha Água Minha Vida
E para a categoria S!inergia

Alda Manuel – Projecto Tchossi Academic
S!NERGY é a palavra símbolo de jovens/estudantes, ideias e energia. É um programa baseado na crença de que “o poder das ideias dos jovens tem um efeito sinérgico para tornar o mundo melhor”.

IAYSP (Associação Internacional de Jovens e Estudantes para a Paz) reconhece e premeia jovens líderes que contribuem para a resolução de problemas sociais, que vão ao encontro de um dos 17 objectivos das Nações Unidas no desenvolvimento sustentável.

A IAYSP (Associação Internacional de Jovens e Estudantes para a Paz) é uma organização não-governamental fundada em 23 de Fevereiro de 2017, na Coreia do Sul, como resultado dos esforços conjuntos do Dr. Sun Myung Moon e sua esposa, Dra. Hak Ja Han, a fim de proporcionar uma plataforma de apoio concreta ao desenvolvimento da juventude, e incentivá-la a aplicar os seus talentos e habilidades para a construção de um mundo de paz.

Desde a sua fundação, a IAYSP tem se espalhado globalmente, com filiais e actividades em todos os continentes, criando uma rede mundial de interacção e mútuo desenvolvimento para os jovens, conectando jovens lideranças promissoras para que juntos, possam pavimentar o caminho para um futuro de paz. A IAYSP contribui para a criação de uma cultura global de paz e desenvolvimento sustentável, criando uma rede de líderes jovens com mentalidade pública e envolvidos em actividades que trazem um impacto positivo e duradouro para a sua sociedade e nação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *