Kátia Gabriel

é Professora e Investigadora no Instituto Superior Politécnico de Tecnologias e Ciências – ISPTEC. É apaixonada por Química e por todas ciências correlacionadas a Química. Kátia vê a Química como a ciência central e capaz de dar resposta a qualquer fenómeno que acontece na natureza. E por acreditar nisso, trabalha no sentido de incentivar e despertar o gosto por esta ciência aos seus estudantes para que estes sejam no futuro os verdadeiros líderes das acções do desenvolvimento sustentável. Como Professora, acredita que esta é a maior e mais nobre missão de dirigir a inteligência dos jovens e preparar os homens do futuro “o maior recurso catalisador do desenvolvimento económico, social e ambiental de Angola”.

Em 2016, a Kátia e uma colega decidiram criar o Projecto Reciclar com foco em educação ambiental e reciclagem. Este projecto foi desenvolvido como resposta a necessidade crescente da sociedade de reaproveitamento de recursos anteriormente descartados e que podem ser reutilizados e servirem como fonte de rendimento e melhoria da qualidade de vida das populações. Para alcançar estas metas, acreditam que precisam educar e conscientizar as pessoas sobre a necessidade da preservação ambiental e decidiram começar com crianças num curso de reciclagem. O curso teve como objectivo incentivar as crianças a adoção de práticas benéficas a natureza e também estimula-las a uma mudança de hábitos. Neste curso, foram realizadas oficinas de reciclagem, actividades culturais (dança, música e teatro) e no final realizaram uma feira de exposição de artigos produzidos pelas crianças ao longo do curso. Esta foi para a Kátia e toda a equipa, uma experiência de grande aprendizado e passaram a acreditar que podiam fazer mais e melhor. Com base nos resultados deste curso e na satisfação dos pais das crianças, decidiram expandir o projecto e trabalhar com estudantes universitários. Com a inclusão de mais Professores e estudantes das áreas de ciências sociais e engenharia, o Projecto Reciclar transformou-se num projecto de extensão universitária. A cada ano, novos estudantes entram para o Projecto Reciclar e a sua maior satisfação é ver que a participação dos estudantes no projecto tem contribuído para o desenvolvimento de habilidades técnicas e interpessoais dos mesmos.
O seu maior sonho é que este projecto seja no futuro um grande centro de investigação científica na área de processos de transformação de resíduos e seja igualmente um centro de capacitação de jovens comprometidos com o desenvolvimento sustentável de Angola.