OUTUBRO ROSA

O Outubro Rosa, è um movimento internacional que decorre durante todo o Mês de Outubro, com o objectivo de conscientizar sobre a prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de Mama.
O Outubro Rosa começou na década de 90 nos Estados Unidos, nesta época alguns estados americanos faziam campanhas isoladas sobre o tema.
Após as campanhas serem aprovadas pelo congresso Americano, o Mês de Outubro foi reconhecido nacionalmente como o Mês da prevenção contra o câncer da Mama, depois disso os laços cor de rosa começaram a aparecer marcados como o Símbolo do Outubro Rosa.

O símbolo da campanha foi lançado pela Fundação Susan G.Komen for the cure, ele apareceu pela primeira vez na primeira corrida pela cura, realizada em 1990 na cidade de Nova York.
Na época, os corredores receberam o laço cor de rosa para usarem durante a corrida, em seguida o laço cor de rosa passou a ser distribuído em locais Públicos, Desfiles de moda e em outros eventos.
O Câncer de mama infelizmente è o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo e, por isto merece tanta atenção. O câncer è uma doença causada pela perda da capacidade de regularização das células do corpo, criando um ambiente em que elas se multiplicam de maneira desordenada, perdem o autocontrole e adquirem capacidade de invadir e proliferar em órgãos à distância.
Esta doença tem como principal sintoma clínico, a presença de um nódulo, na maioria das vezes indolor percebido na mama. Ressalta-se que além da percepção de um nódulo , outras modificações menos perceptíveis podem ocorrer por exemplo, saliências e reentrâncias no contorno da mama, saída de secreção avermelhadas pelo mamilo de forma espontânea(sem apertar)e endurecimento da mama.
Embora esse seje um problema decorrente o ano inteiro, o Outubro Rosa è importante porque faz com que as mulheres parem pelo menos uma vez no ano para cuidarem de si mesmas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *