Alda Manuel

Alda Manuel é Engenheira Eléctrica e Electrônica, graduada pela Universidade de Newcastle, onde foi selecionada para fazer o discurso final na cerimônia de graduação em nome dos alunos da Faculdade de Engenharia.

Enquanto frequentava a universidade, Alda foi uma voluntária activa do Kids Kabing, na qual o seu papel principal era criar atividades para crianças e adolescentes, onde era mais conhecida por trazer atividades de caracter africano. Sua paixão por activismo social, leva-a a passar as férias de verão em Angola para participar nas atividades de solidariedade com a Change 1´s Life na qual foi voluntária assídua por dois anos.

Actualmente, Alda trabalha na Anglobal, empresa de Energia e Telecomunicações onde instala grupos geradores para tecnologia de sincronização e programa controladores para aplicações de energias renováveis. É coordenadora de programa e recreação da Associação dos Antigos Estudantes Angolanos do Reino Unido (AAEARU). Seus interesses refletem os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável 4, 5 e 7, educação de qualidade, igualdade de género, energia limpa e acessível, respectivamente.

Alda é Embaixadora do NEF (Next Einstein Forum) para Angola, onde é responsável pela organização da Semana da Ciência em África (Africa Science Week). ASW é uma iniciativa do NEF, na qual promove anualmente em mais de 32 países africanos em simultâneo para estimular a curiosidade em aprender e criar interesses na área de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática. Como embaixadora, Alda almeja representar e partilhar o potencial inexplorado dos jovens angolanos, apesar das adversidades que enfrentam e tem como objectivo pessoal envolver jovens, especialmente mulheres na comunidade científica e lutar pela inclusão de género em Angola. Além de CTEM, ela está ligada em causas ambientais. É ReGenesis Mobilizer na FutureHere e coordenadora de campanhas de projetos de energia renovável na EcoAngola onde é responsável pelo plano estratégico, organização atividades e definição de marcos da campanha. Alda é apaixonada pela educação. Actualmente, ela está a desenvolver uma plataforma denominada Tchossi Academic para melhorar o acesso ao material académico, disponibilizando materiais didáticos em formato digital, e estudos direcionais com especialistas angolanos. A plataforma também visa unir os valores de troca de conhecimento por meio de fóruns educacionais.

One thought on “Alda Manuel

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *