Scheila Pagés

Dra. Scheila Cristina Miranda Pagés

é natural da Guiné Bissau mas cresceu e formou-se em Portugal, para onde foi viver com 3 anos.

Tem 2 Licenciaturas em Nutrição, uma em Nutrição Humana Social e Escolar e outra em Ciências da Nutrição, uma licenciatura em Cardiopneumologia, uma Pós-graduação em Medicina Tradicional Chinesa e uma Especialização em Nutrição Desportiva.
Em 2015 chegou a Angola para assumir a coordenação da Academia Desportiva do Clube 1º de Agosto na Área da Nutrição. Apesar das dificuldades encontradas no primeiro ano de adaptação estava decidida a ficar em África pois identificava-se com a capacidade de sacrificio e resiliência da mulher angolana.

Em 2017, ao perceber que os fenómenos da globalização estavam a influenciar o comportamento alimentar dos jovens angolanos, que cada vez mais previligiavam alimentos ocidentais como o fast food, afastando-os das sua raizes e dos bons hábitos culturais, decidiu alargar o seu campo de atuação que até então incidia apenas sobre jovens atletas, através do Programa Nutrisaúde.
Um programa criado com o intuito de ajudar na promoção da saúde e prevenção da doença dos jovens angolanos através do acompanhamento nutricional, educação para a saúde e formação em higiene e segurança alimentar nas instituições de ensino e particulares. Para além do seu contributo na melhoria da qualidade de vida de jovens, adultos e crianças, o Programa Nutrisaude tem como objectivo fundamental a criação de emprego pela contratação de jovens nutricionistas nacionais.
Os fenómenos de subnutrição quer por carência quer por excesso de calorias e nutrientes são hoje cada vez mais evidentes.

A necessidade de intervir também no âmbito da subnutrição por deficit e alimentos e nutrientes e o reconhecimento do papel da mulher na promoção da saúde familiar motivou-a a aceitar o convite da YSP-Angola, através da qual gostaria de poder dar o seu contributo em projectos comunitários que visem garantir o direito a todos os angolanos ao acesso a alimentos básicos e a uma melhor qualidade de vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *